5 Erros comuns que as empresas cometem no Facebook

Atualmente, no Brasil, o Facebook conta com 62 milhões de brasileiros que entram nessa plataforma diariamente. Não é por acaso que 2,1 milhões das pequenas e médias empresas já usam a rede social para divulgar os seus negócios, seja através das páginas, seja através dos anúncios. Apesar disso, mesmo com facilidade de uso e acesso no Facebook, alguns detalhes podem fazer a diferença para atingir o potencial máximo dessa ferramenta. Alguns deles são:

1) Timing

Muitas vezes uma postagem ótima é perdida porque o empresário não identificou o momento ideal de publicá-la. Nesse mundo online, com milhares de informações por minuto, é muito importante conhecer o seu público-alvo, os seus hábitos e os costumes e definir qual é a hora certa para alcançá-lo. É claro que os picos de alcance variam de acordo com seu target, mas segundo pesquisa da Optimizely, dias da semana, no fim da tarde, são a melhor opção.

2) O engajamento supera curtidas

Já se deparou com páginas com inúmeras curtidas e, ao ir rolando a timeline, você percebe que ninguém curte as postagens em si? Pois é. Isso acontece com uma frequência, geralmente quando o empresário quer os números com rapidez e acaba comprando likes. Não vale a pena. Convide as pessoas que você sabe que irão gostar de sua fanpage e interaja com elas nos posts e comentários. Assim, o seu crescimento e o reconhecimento serão exponenciais. Caso contrário, você sempre irá em busca de números, apenas.

3) Não confie apenas no orgânico

É claro que bom conteúdo atrai o público, como foi falado anteriormente, mas não é por isso que não será recomendado investir financeiramente em seu negócio. Em 2015, foi feita uma pesquisa em que mostra que apenas 2% das pessoas que curtiram a sua página são impactadas por suas publicações orgânicas. Por isso, os posts patrocinados são muito válidos. Com eles, a sua empresa é vista por muito mais pessoas, e por pessoas interessadas no seu produto. Uma ótima tática, por exemplo, é ir convidando manualmente quem curtir os posts, para curtir a sua página também.

4) Texto web: menos é mais

Antes de mais nada será preciso entender que a internet tem a sua própria linguagem: sucinta, rápida e, muitas vezes, divertida. As publicações não param e a sua irá precisar se destacar. Tem horas que é difícil resumir em determinado assunto/informação, mas deixe-o mais objetivo possível. No entanto, não esqueça de colocar um texto de apoio para o link ou uma foto postada. Não dizer nada também pode ser negativo ao seu alcance.

5) Saiba dosar seu conteúdo

Para grande parte dessas pessoas, as redes sociais são o seu espaço de descontração. Por esse motivo, mesmo o objetivo principal sendo o de divulgar a sua empresa ou produto, não faça da sua página algo somente comercial. É muito importante dedicar uma porcentagem de seu conteúdo para as curiosidades relacionadas ao tema, as dicas importantes, ou até mesmo uma brincadeira. Isso cria uma interação humana entre as duas partes e coloca a sua marca na memória afetiva de seus clientes potenciais. Além disso, também é importante dosar e diversificar a maneira como esse conteúdo é passado: fotos, GIFs, vídeos etc.

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