6 Tendências de SEO para 2017

Quem já contratou uma consultoria em SEO sabe que essas estratégias de otimização dos sites vivem mudando, já que os algoritmos do Google diariamente são atualizados.

Para conseguir alcançar os melhores resultados nos mecanismos de pesquisas, é necessário ter atenção a todas essas mudanças e uma análise diariamente da estratégia para, se necessário, alterar a rota em tempo hábil.

Hoje, falaremos sobre 6 tendências de SEO para 2017. Então, se você quer ganhar uma visibilidade nos buscadores e fazer mais negócios, aproveite as dicas!

1 – AMPs para os dispositivos móveis

Lançado pelo Google ano passado, o Accelerated Mobile Pages Project (AMP HTML) é uma forma de criar páginas da web com renderização mais rápida para conteúdo estático. Com carregamento de até 8x mais rápido do que o comum, a implementação usa menos 3G do seu usuário, que acaba passando um tempo maior no site e tendo uma experiência melhor.

Além de assessorar os usuários, esse HTML será levado bastante em consideração pelo Google no rankeamento dos seus resultados, já que o maior objetivo do buscador é sempre dar o melhor resultado e também a melhor experiência para o usuário.

Ainda pouco implementado aqui no Brasil, é um grande diferencial para as empresas que querem sair na frente em 2017.

Lembre-se: 48% dos consumidores começam suas buscas via mobile. Isso sem contar que os sites otimizados para o mobile, e para o desktop, são os melhores rankeados, aumentando a sua visibilidade de modo geral.

2 – Crescimento do conteúdo denso

O conteúdo era rei e irá continuar sendo por muito tempo. A diferença é que, cada dia que passa, esse conteúdo precisará ser mais aprofundando, específico e denso.

Quantas vezes você já quis saber mais sobre um determinado assunto e após ficar procurando na internet encontrou apenas conteúdos mais superficiais e que não respondiam as suas dúvidas?

Bem, isso vai acabar. Enquanto antes as pessoas se preocupavam em escrever um conteúdo com pelo menos 500 palavras, agora o Google está querendo que os conteúdos tenham um volume bem maior de palavras e mais informação.

Entretanto, o tamanho não é tudo. Portanto, nada de querer encher linguiça. Além de o Google estar mais preparado a cada dia que passa para interpretar o que estamos escrevendo em nosso site, as pessoas irão se sentir enganadas e com isso sair rapidamente do seu site (o que o buscador consegue perceber, causando uma diminuição de sua relevância e com isso afetando no posicionamento).

Então, em 2017 mantenha a sua estratégia de conteúdo, se já a usa, adeque seu planejamento para oferecer aquilo que o seu prospect precisa. Se o conteúdo ainda não está no radar de sua empresa, já está na hora de iniciar, pois ele é a maior porta de entrada para o seu site.

3 – Voice Search

Você sabia que cerca de 19% dos usuários de iPhone usam a Siri todo dia e que 20% de todas as pesquisas feitas no Google, via mobile, são por voz?

Sabendo disso, é muito importante que para as suas estratégias de SEO para 2017 foquem mais no crescimento dessa tendência, pois as pesquisas por voz trazem muito mais facilidade na vida das pessoas, sendo muito mais rápido de se ter os resultados desejados.

Quando for pensar nessa pesquisa por voz, otimize todo o seu site com conteúdo, título e também distribuição da informação na página pensando em como as pessoas irão falar sobre determinado assunto, pois várias vezes o modo como escrevemos e o como falamos sobre algo pode influenciar no nosso posicionamento nos buscadores e, com isso, em como somos encontrados.

4 – Link Baiting

Se você ainda não está acostumado com esse termo, ele quer dizer receber os links de outros sites sem sua solicitação, mas como conseguir isso?

Quando produzimos um ótimo conteúdo, de muita qualidade e que traga bastante informações novas, podendo ser postagem de blog, um infográfico, podcast, ebook, vlog ou qualquer outra forma de transmitir uma informação, estamos mais propensos a sermos encontrados e divulgados.

Se o que produzirmos for de ótima qualidade, a tendência é que as pessoas acabem indicando mais o nosso conteúdo, sem solicitarmos, para ajudar as outras pessoas que também tenham mais interesse nesse assunto.

O Link Baiting tem 2 vantagens: a primeira é que com uma divulgação do link sem a solicitação, muito mais pessoas podem saber sobre o que você criou, conhecer o seu negócio e acabar se tornando cliente. A segunda é que esse link pode contribuir para a relevância do seu site para os buscadores, contribuindo para o mesmo ganhar mais relevância e melhorar o seu posicionamento gradativamente.

Dica: Por isso o item 2 é muito importante

5 – Experiência do Usuário

Pode ser que uns SEOs não considerem isso tão relevante para o desempenho das suas campanhas, mas uma ótima consultoria de SEO sabe que a experiência do usuário navegando pelo seu site impacta na taxa de rejeição e com isso também no valor de conversão feita quando alguém visita uma página.

Além disso, alguns dos aspectos relacionadas ao SEO podem fazer uma diferença na hora de encontrarmos algo no seu site. Por isso é muito importante organizar as páginas de um modo que o usuário consiga navegar mais intuitivamente.

Se for um e-commerce, por exemplo, dê uma atenção alta para a página de pagamento, tenha atenção para que o design leve a pessoa para a conversão e faça os testes A/B para mensurar qual página está com uma performance melhor.

6 – Inteligência Artificial

A inteligência artificial é das maiores tendências para os próximos anos e já está começando a ser aplicada por algumas empresas.

É o caso do Google, que cada vez mais está apto a conseguir entregar os melhores resultados para todos os seus usuários. Atualmente o Google usa o algoritmo Beija-Flor para interpretar os conteúdos, densidade e conhecer melhor o que irá ser oferecido para cada uma das pesquisas feitas.

Em 2016, o Google informou que criou o Rankbrain, que é um algoritmo que se utiliza da inteligência artificial e que entende conforme as pessoas fazem as procuras e visitam os sites, para assim disponibilizar sempre os melhores resultados.

Pronto para dar uma melhorada no SEO do seu site em 2017?

Você deve ter constatado que todas essas estratégias funcionam como um quebra-cabeça e que acabam dependendo uma da outra, certo?

Se formos parar e analisar, precisamos de sites que sejam mais rápidos em qualquer dispositivo, oferecendo uma ótima experiência ao usuário para que ele não saia ou retorne ao Google com outra dúvida.

O conteúdo deve ser bem feito para que realmente ajude o usuário na sua dúvida; a busca por voz, melhorando a pesquisa do usuário; o link baiting, conquistando os sites que o referenciem e a experiência do usuário, para que ele encontre o que quiser ao navegar no seu site.

Por fim, tem a inteligência artificial do Google, proporcionando que a empresa entregue para seus usuários resultados cada vez melhores e que tirem às suas dúvidas, para não ser necessário ter que voltar ao buscador ou trocá-lo pela concorrência.

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