O que é melhor? Marketing online ou offline: Qual Estratégia Adotar?

Muitas pessoas ainda tem dúvida quando se trata de investir em Marketin Digital online ou offline, bom espero que esse artigo seja para esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas tem e que possa ajudar em sua decisão.

Vamos falar primeiro do Marketing Digital Online

Primeiro antes de tudo te faço uma pergunta, você já tem um site? Não! Sugiro que veja esses artigos antes: Minha empresa precisa de um site?

Agora faço outra pergunta, sua empresa investe em Mídias Sociais? Não! Sugiro que veja esse artigo antes: A Importância das Redes Sociais Para Pequenas Empresas

Assim como já disse em um artigo onde falo da importância de uma empresa está na internet, aqui também valerei um pouco disso só que dessa vez mostrando algumas estatísticas.

Mídias Online:

Segundo Dados da G1  existe um grande crescimento em publicidade na internet superando qualquer outra média de comunicação

Poderia mostrar inúmeros casos e gráficos que mostra as vantagens de se trabalhar com Mídias Online, seja em Email Marketing, Google, Mídias Sociais e outros. Mais acho que todos hoje já tem essa consciência.

Mídias Offline:

Deve se pensar bem em que tipos de mídias pretende investir Ex: Rádio, Revista, Panfletagem, Outdoors, Mídia Display ou TV.
Sugiro que analise bem o quanto de capital sua empresa pode dispor para investimento em Marketing, e desse valor tire 65% para ação de Marketing Online, e o restante invista em uma mídia offline compatível com valor que restou. Se pudesse optar por uma boa mídia offline optaria pela Mídia Display, por que? Por que através da mídia display você teria um anuncio personalizado com características digital, da onde poderia expor melhor seu produto ou serviço e ficaria também dependendo da localidade em que a mídia foi implantada visível para varias pessoas. Ex de mídia display Anúncios em Elevadores ou Casas Lotéricas através de monitores.

Vamos falar mais um pouco sobre Mídias Online x Offline abaixo.

Para que o negócio conquiste um espaço no mercado e traga para os envolvidos um ótimo retorno financeiro, é preciso ter uma excelente estratégia de marketing. E não tem como fugir disso. É preciso analisar o cenário, o público, a concorrência, os próprios interesses e, entre as outras coisas, as peculiaridades desse segmento de atuação são passos importantes para quem pretende obter algum êxito. A questão é em que, precisamente, investir: no online ou no offline?

Durante bastante tempo, – e também hoje em dia , bom lembrar – o marketing offline (mais conhecido como “tradicional”) fez parte do dia a dia de todas empresas. Atualmente, essa maneira de fazer negócio, que tem os panfletos, outdoors, anúncios de TV, eventos e spots como alguns dos seus recursos, deixou de ser única opção. Hoje, ela disputa um espaço – com uma considerável desvantagem – com marketing online, que de tão prático, econômico imediatista e ajustável (as campanhas digitais podem ser mudadas a qualquer momento) cresce e se revela como a estratégia que mais vale a pena investir.

Manter a marca competitiva no meio digital é um desafio de toda empresa que pensa não apenas sobreviver, mas crescer e lucrar com a participação online. Se antes essas ações eram vistas apenas como um bônus, como um diferencial, hoje, são indispensáveis.

Por que o marketing online é tão forte?

Essencialmente porque tem a internet como sua principal ferramenta, por assim dizer. Por mais que seja bem planejada uma ação offline, é quase impossível competir com a velocidade, o ótimo alcance, o ROI (retorno de investimento) e, muito por conta das características como estas, com a grande capacidade de aumentar as vendas, características que muito definem as transações digitais.

É inegável que cada vez mais estamos conectados, que temos levado para o cenário virtual muitas dessas relações do offline. O hábito de fazer compras, naturalmente, é uma delas. Além disso, a praticidade para fazer tudo através do computador, seja para anunciar, ou seja comprar, tornou tudo simples e, cada vez mais, se torna parte da vida das empresas e de seus consumidores.

O offline morreu?

Não, o marketing online não acabou com o offline. Digamos que os papéis têm, cada vez mais, se invertido. Se há pouco tempo apostar na internet era apenas um luxo, isto é, se ações desse gênero eram vistas apenas como uma parte das estratégias de uma empresa, hoje, isso tem peso muito maior. Investe-se muito em ações offline ainda, mas é inegável que, aos poucos, tem um enfraquecimento.

Outra característica que mostra a força do online e também a queda do offline é o acesso às informações. Hoje, mais do que antes, o público pesquisa muito na internet sobre um produto antes de realmente adquiri-lo. As pessoas podem, na internet, conhecer mais o que tanto desejam, saber a opinião dos outros consumidores e definir, com essas análises, se irão ou não fazer a compra.

Seus interesses deverão ser levados em conta antes de definir se irá investir apenas no marketing online, apenas no offline ou nos dois. As vantagens da internet são diversas e não param por aqui. O offline, apesar de estar perdendo terreno, ainda tem seu valor. Resta saber o que é, de fato, melhor para o seu negócio.

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