Marketing de Conteúdo: O que é, Como Usar e Como Pode Ajudar sua Empresa

Marketing de conteúdo é uma forma de criar e também compartilhar conteúdo para impulsionar ideias, envolver o seu público-alvo e incentivá-los a interagir com a sua marca. É uma abordagem adaptada de marketing, com conteúdo de qualidade em seu centro.

Conteúdo é a chave do sucesso no marketing online. Conteúdo com qualidade na forma dos blogs, posts nas mídias sociais, artigos otimizados para os resultados de busca e também informações diferenciadas são os fatores determinantes para conseguir atrair novos clientes e trazer fidelidade à marca.

Uma estratégia de conteúdo bem feita pode ajudar muito tanto as pequenas quanto as grandes empresas a crescer online.

Resumindo, o marketing de conteúdo é uma aproximação integrada, orientada para reunir as ações online em volta do conteúdo, e é a melhor forma para que o seu público-alvo saiba quem é sua empresa, como os seus produtos e também os serviços podem beneficiá-los e incentivá-los a fazer as compras com você. Trata-se de desenvolver um conteúdo focado para informar e convencer os seus clientes, ao invés de apenas induzi-los a comprar.

Conteúdo é tudo – ou melhor, conteúdo de qualidade é tudo – pois direciona a interação de todos pessoas no ambiente online. Conteúdo envolvente é o eixo de tudo que acontece online, seja nas mídias sociais, seja em site, nos blogs ou portais.

Conteúdo planejado

Todas empresas querem serem vistas como a líder no seu setor e uma das melhores formas de diferenciar a sua empresa dos concorrentes é por meio da liderança no conteúdo planejado. Dependendo de seu negócio e do setor, você pode usar os blogs, estudos de caso, infografia, guias ou ebooks, para disponibilizar informações valiosas para seu público e também demonstrar todo seu conhecimento no seu segmento. Quanto mais confiança gerada, maiores serão as chances de conquistar mais clientes.

Conteúdo melhora a sua visibilidade

Publicar conteúdo com qualidade te faz ser mais notado. Uma pesquisa do site HubSpot mostra que as empresas que fazem blog normalmente recebem cerca de 55% mais visitantes do que concorrentes que não tem blogs atualizados. Isso pode ter a ver com aquele fato de que os blogs recebem 97% mais links do que os sites comuns, o que também é um benéfico para seu desempenho nas páginas de resultados de busca.

Bom conteúdo vai aumentar o boca-a-boca e também as recomendações

Uma parcela cada vez maior dos clientes estão se dirigindo a os sites, redes sociais e também aos blogs para espalhar as suas impressões sobre as marcas com quais se relacionam. Metade de todas decisões de compra são movidas por uma recomendação boca-a-boca. Ao ler algum comentário positivo sobre tal marca, os clientes estão mais propensos a decidir por comprar com ela em detrimento de outras.

Um estudo da TalkTrack na Grã-Bretanha em 2011 diz que o consumidor típico discute cerca de dez marcas com outras pessoas todos dias, e um terço deles ativamente recomendam os seus produtos e serviços.

Cerca de 60% dos usuários de Twitter e do Facebook são mais propensos para recomendar marcas que eles seguem, assim as empresas devem pensar na construção da sua base de fãs através de conteúdo de qualidade para que possam colher as recompensas em vendas e de indicações.

Conteúdo online possibilita um alcance mais amplo (e mais forte)

Sites e blogs atualizados com uma regularidade têm em média, 434% a mais de links indexados e 97% a mais de acessos do que os outros sites e páginas. Isso significa que os tais sites são provavelmente os melhores classificados nos resultados da busca e recebem uma maior credibilidade quando aparecem como o resultado, mas isso também significa que oferecem a seu público mais recursos e razões mais convincentes para o escolherem ao invés do concorrente.

Mais trabalho tem consequência de mais dinheiro

Os profissionais do marketing citam os conteúdos personalizados e otimizado para os resultados de busca como a principal fonte de leads. Campanhas de social mídia bem-sucedidas, com um conteúdo de qualidade no seu foco, são falados por 75% dos profissionais como um ótimo diferencial no fechamento de vendas.

A lógica é muito simples: quanto mais os clientes em potencial são convertidos, há também mais trabalho a fazer e mais dinheiro, com isso o negócio ganha. E não tem mais: a Roper Research verificou que grande parte dos clientes existentes é convencida a comprar outra mercadoria da mesma empresa, se forem bem informados com o conteúdo personalizado para as suas necessidades.

Conhecer o seu público-alvo faz toda a diferença!

O conteúdo faz o serviço braçal de comercialização para você

Quem sugere que o marketing digital é mais fácil porque “qualquer pessoa pode postar coisas na internet”, provavelmente faz isso errado. Mesmo que fazer uma parte das redes sociais seja, na maioria das vezes, gratuito, manter todos esses canais atualizados requer um pouco de investimento de tempo, recursos e esforços.

Não é fácil ter boas ideias constantemente chegando para atrair os leitores e convencê-los a comprar ou então compartilhar as informações, mas uma publicação de conteúdo regularmente é um valor para investimento que vale muito a pena ser feito.

Quase 2/3 das empresas que utilizam mídias sociais para promover os seus produtos e serviços diz que deste jeito aumentou a eficácia das suas atividades de marketing.

Conteúdo disseminado cria uma base sólida de marketing digital

Bilhões de itens com conteúdo são compartilhados online todos dias. Para competir com o sucesso online, você vai ter que fazer alguma coisa mais do que apenas tentar manter as engrenagens girando.

A publicação com conteúdo exclusivo que está adaptado ao seu público-alvo é a melhor forma de fazer isso!

A grande maioria dos consumidores falam que preferem conhecer a marca através de um conteúdo que publicam ao invés de anúncios sobre eles. E 60% dos consumidores falaram que sentiam mais confiança sobre uma marca depois de ver um conteúdo personalizado em seu site.

O Marketing de Conteúdo não é simples de fazer e ter sucesso, por isso é importante você contratar uma especializa nessa área. Nós da Decsigner podemos fazer isso para a sua empresa.

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