A Diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

A diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Com o aumento da popularização do inbound marketing e também do marketing de conteúdo, é bastante comum surgirem algumas dúvidas a respeito dos conceitos, até porque, na mente da maioria dos iniciantes no assunto, eles têm uma mesma definição, sendo diferenciados pela nomenclatura. Engano!

Então já saiba, o marketing de conteúdo é, de verdade, uma parte desse processo que compõe um inbound marketing. Digamos que inbound marketing é a nave-mãe e marketing de conteúdo é o principal combustível que faz funcionar. Já deu para a entender um pouco ou achou a ideia meio confusa? De uma maneira ou de outra, continue lendo este texto e entenda tudo direitinho:

O Inbound Marketing

O inbound marketing — ou também marketing de atração — é uma das categorias do marketing que mais está atraindo a atenção das empresas e também dos clientes. Isso porque o inbound tem a sua base a produção do conteúdo direcionado para desejos do público-alvo do negócio, buscando ganhar interesse das pessoas de uma maneira natural. Assim, os consumidores chegam na marca de uma maneira orgânica, sem apelo das chamadas e ofertas berrantes. O processo de inbound marketing se baseia, essencialmente, em 4 ações:

Atração

Quem são os seus clientes ideais? Saber quem é o comprador é muito importante para atrair contatos mais qualificados com um tipo de conteúdo que eles tenham interesse. Muitas são as maneiras de gerar essa atração, como:

Postagens dos blogs;

– Produção com conteúdo rico (whitepapers, e-books, webinars e assim por diante);

– Campanhas de e-mail marketing;

– Conteúdo para as redes sociais

– Guest posts;

– SEO.

Como a lista das possibilidades é grande, cabe a você saber e decidir o que irá encaixar melhor nos objetivos da empresa e também colocar a mão na massa!

Conversão

Nesse momento, você irá precisa converter os visitantes que teve inicialmente com a fase da atração. Dessa maneira eles se tornarão contatos lá no seu banco de dados e pode ser que venham se tornar, eventualmente, seus clientes. A conversão é realizada com ajuda calls to action, pelas landing pages e pelos formulários estratégicos.

Fechamento

É hora de transformar esses leads que conseguiu na parte anterior em clientes reais. Nessa etapa você pode utilizar campanhas com e-mail marketing para conversar diretamente com os contatos e suprir as suas necessidades ou apresentar as soluções para resolver os seus problemas. Lembre-se que essa fase tem um grande potencial para as conversões, já que você sabe as características de seu lead e pode disponibilizar exatamente o que ele precisa.

Aqui, o processo para nutrição é de muita importância para estender as possibilidades de conversão, até podendo ser automatizado ou não, dependendo de seus objetivos. Nesse contexto, as campanhas de fluxo de nutrição, com o envio dos e-mails e os materiais que podem ser interessantes para seu lead, são a grande chave para guia-los pelo funil de vendas, assegurando que se torne um cliente fiel de sua empresa.

Fidelização

Conquistou o cliente? Então trate de o abandoná-lo! O certo é que esse consumidor se torne um fã de sua marca. E é nessa fidelização que esse processo acontece. Para tanto, mantenha contato com o seu consumidor de uma forma a garantir que as suas demandas serão sempre atendidas.

O Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing

Agora você pode estar se perguntando em que parte exatamente o marketing de conteúdo vai entrar nessa história. Pois então saiba, sem um marketing de conteúdo, as fases do inbound marketing que mencionamos podem se revelar um verdadeiro fracasso. O marketing de conteúdo, apenas ele, pode não ser tão efetivo, mas usá-lo como parte da sua estratégia de inbound marketing vai poder revolucionar a maneira como você faz negócios.

Guarde o seguinte: Marketing de conteúdo é uma etapa importante de todo processo que o chamamos de inbound marketing, afinal, é através de um conteúdo de qualidade que você irá atrair potenciais clientes e irá guiá-los pelas as outras etapas do funil de vendas para que se tornem fãs da marca. Bom conteúdo é muito importante para conseguir converter os leads em clientes e mantê-los fiéis à empresa.

Agora que você já sabe que o marketing de conteúdo é uma parte essencial do inbound marketing e viu que sem uma integração dos dois é impossível atrair os visitantes realmente interessados naquilo que você e a sua empresa têm a disponibilizar, você deve procurar uma empresa especializada em Inbound Marketing.

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